segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Grupos Sociais e Crenças

Grupos sociais em administração, por definição, são conjuntos de pessoas que interagem entre si através de padrões de relacionamento. Conforme Chiavenato, "cada grupo social desenvolve crenças e expectativas com relação à Administração, sejam elas reais ou imaginárias, influem nas atitudes e nas normas e padrões de comportamento que o grupo define como aceitáveis".

No que concerne a crenças em particular, religião mais especificamente, o indivíduo traz para a empresa o  modus vivendi aprendido em seu circulo de fé. Com relação a esse tema, a fé influencia seu comportamento na organização de modo saudável ou não conforme a linha que o neófito professa.

Logo é natural que num meio que por excelência deveria ser laico, indivíduos que procuram fazer novos adeptos de sua crença no ambiente de trabalho, trarão sem dúvida alguma problemas no ambiente organizacional da empresa. Por isso é fundamental estabelecer parâmetros sociais aceitaveis na organização a fim de manter a ordem e o bom ambiente de trabalho para todos os envolvidos independente da fé de cada um. Assim tanto empresas como futuros candidatos a uma vaga de emprego devem avaliar se vale a pena o ingresso do mesmo na organização, tendo como base seus princípios religiosos.

Esse tema, fé e trabalho, desenvolvi com mais profundidade em minha tese de pós gradução. Voltarei em breve com esse assunto neste espaço.

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