quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Parlendas

A leitura por textos fazem parte de minha vida desde a mais tenra infânica e na minha infãncia eu fui apresentado logo cedo as revistas em quadrinhos, depois livros de contos. Não sabia eu, que esses livros de contos são na verdade parlendas.

As parlendas são versos com temática infantil, recitados em brincadeiras de crianças. Possuem uma rima fácil e, por isso, são populares entre as crianças. Muitas parlendas são usadas em jogos para melhorar o relacionamento entre os participantes ou apenas por diversão. As parlendas são antigas e, algunas delas, foram criadas, há décadas. Elas fazem parte do folclore brasileiro, pois representam uma importante tradição cultural do nosso povo.

Recentemente me diverti muito com meu filho ao ler o livreto "O Jogo da Parlenda" de Heloisa Prieto. Rimos bastante, pois realmente os textos com as ilustrações de Spacca despertaram o nosso lúdico.

Enfim, recomendo, pois em nosso ser de adulto sempre há um desejo de voltar a velha infância.






Nenhum comentário:

Postar um comentário